domingo, 27 de abril de 2014

RECEITA DE BIOMASSA DE BANANA VERDE




A receita de hoje é uma receita curinga na gastronomia funcional: a biomassa de banana verde. Mas o que é gastronomia funcional? Gastronomia funcional é a arte de aplicar a ciência dos nutrientes de acordo com a individualidade bioquímica de cada indivíduo. Essa avaliação do que é saudável para você deve ser avaliada por um profissional da área. De acordo com a VP Consultoria Nutricional, “a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite, reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.” E duas alergias que sempre aparecem é o glúten e a lactose!
A biomassa de banana verde é um purê espessante, sem gosto de banana, que substitui cremes, farinhas para engrossar, ou até mesmo multiplica os alimentos, isso tudo sem alterar o sabor dos mesmos. A biomassa de banana verde contém uma substância chamada Amido Resistente que nosso corpo não consegue digerir e portanto não engorda. Essa substância vai direto para o intestino, alimenta as bactérias boas e acelera o trânsito intestinal.
Agora a pergunta final: onde vou usar isso? Eu vou colocar várias receitas para vocês! Tem tortas, sucos, bolos, cremes, sobremesas, risotos, etc. Opções não faltarão. O legal é fazer a biomassa e congelar as mini porções para sempre ter à mão.

Receita de biomassa de banana verde

Ingredientes

Bananas verdes

Modo de preparo

Separe as bananas e mantenha os talos.
Lave as bananas com água e sabão.
Coloque água até a metade de uma panela de pressão e leve para ferver.
Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca. Água deve estar fervendo para que haja o "choque térmico".
Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão.
Assim que a pressão iniciar, abaixe o fogo e conte 10 minutos.
Depois de 10 minutos de pressão, desligue o fogo e deixe que a panela perca a pressão naturalmente.
Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma e com a ajuda de um pegador e uma faca, vá abrindo cada banana, bem quente, e vá colocando num processador ou liquidificador. A banana não pode esfriar. As bananas irão virão uma massa bem espessa, a biomassa.
Coloque em porções individuais e congele.
Para usar a biomassa depois de congelada é só descongelar as porções em temperatura ambiente e levá-las ao fogo com um pouco de água, mexendo, até que ela se desmanche totalmente. Quanto mais no fogo, mais grossa. Para deixar lisinha novamente a biomassa deverá ser batida no liquidificador enquanto quente.

Notas:
O Chef Renato Caleffi diz que guardar as cascas num pote com água e vinagre na geladeira por até 5 dias, na proporção de 1 copo de água para 1 colher de sopa de vinagre. As cascas podem ser cortadas e cozidas com legumes pois são uma ótima fonte de fibras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário