segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O poder dos antioxidantes. O que são de fato e como agem?

Olá amigas(os), hoje o tema são os antioxidantes, eles tratam de um processo chamado de oxidação.
Acontece em nosso próprio corpo a todo momento, no ato em que respiramos, parte do oxigênio se transforma em radicais livres dentro de nosso organismo.

Os radicais livres são responsáveis por processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento. Possuem a propriedade de acelerar o processo natural de envelhecimento, através do rompimento das membranas celulares presentes na pele.
Para neutralizar a ação destes radicais precisamos recorrer a uma alimentação antioxidante.
Estudos recentes demonstram os benefícios dos antioxidantes na prevenção e tratamento de diversas doenças, dentre elas: as cardiovasculares, diversos tipos de câncer e em processos associados ao envelhecimento, como catarata e doença de Alzheimer.
Os antioxidantes estão presentes principalmente nos vegetais. As principais fontes são: Frutas vermelhas (Morango, framboesa, amora, cereja), frutas ricas em vitamina C e vitamina E, legumes que possuem Betacaroteno (cenoura, beterraba), entre outras.


E não é só através da alimentação que as mulheres procuram a fórmula da juventude, os cosméticos avançados prometem amenizar os efeitos da oxidação na pele. O ácido elágico presente na composição dos cremes anti-rugas previne a formação de radicais livres e, conseqüente, morte precoce das células.
Os antioxidantes impedem reações químicas que ocasionam mudanças na estrutura molecular das células do corpo, pois controlam a formação dos radicais livres que causam danos nas células, através deles mesmos se tornando oxidados.
Nos ajudam a ter e manter um metabolismo saudável e forte, apóiam o sistema imunológico com uma variedade de benefícios para a saúde.

Conheça alguns alimentos antioxidantes que não podem faltar em sua dieta:

Cacau – Presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.

Cenoura – Fonte de betacaroteno um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.
Chá verde – Preparado através da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.

Cúrcuma – Também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, de ação antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.
Frutas cítricas – A laranja, o limão e a tangerina, por exemplo, são fontes de vitamina C que atua no retardo do envelhecimento precoce.
Linhaça – Este alimento é uma fonte de ômega 3 que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.
Oleaginosas – Fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.
Óleo de coco – Rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.
Suco de uva integral – Fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Tomate – Fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.
Aveia – Rica em beta-d-glucanas. Ajuda a diminuir o colesterol sérico total e também os níveis de colesterol ruim, o LDL. Estudos mostram efeito protetor no desenvolvimento de câncer de cólon.
Alho – Rico em compostos sulfurados. Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores.
Soja – Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa, a prevenir o câncer de mama e cólon.
Tenho certeza que agora vão ingerir esses alimentos com mais vontade, afinal, depois de conhecer como eles cuidam de nosso organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário