sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Acne: Formação e Tratamento

Acne: Cravos e Espinhas, um problema de todos

Muitas pessoas sofrem por causa das espinhas no rosto, todos já se perguntaram sobre como tirar espinhas no rosto, como acabar com espinhas ou mais, como tratar as manchas de espinhas. Então estamos aqui para tirar algumas pequenas dúvidas.

O quê é espinha, ou acne?

A acne (espinhas) é uma doença causada pela inflamação dos folículos sebáceos, ou apenas pelo acúmulo de sebo no seu interior.
A acne pode se manifestar como comedões (cravos), pápulas, pústulas (espinhas com pus) e nódulos (acne nodular). Ela é classificada em várias graduações, relacionadas com a gravidade da acne. As Espinhas podem aparecer em qualquer idade, da infância à vida adulta. Entretanto a grande maioria dos casos de acne surgem na adolescência. A incidência de acne na vida adulta é maior nas mulheres, chamadas de Acne da Mulher Adulta.

Acne-Tratamento-Acne-Cravo-Espinha-Dermatologista-BHCausas das Espinhas e Acne

De uma forma resumida, a acne tem algumas causas definidas: alteração da ceratinização, aumento na produção sebácea, infecção bacteriana (principalmente o Propionibacterium acnes), alterações hormonais.

Acne e alimentação

Aqui cabe retirar um mito importante: alimentação. Os estudos clínicos científicos ainda não mostraram, até o momento, uma relação clara de alimentos com espinhas. Alguns estudos mostram pequena relação com acne, enquanto outros dizem que o consumo de qualquer alimento provoque acne.
Nessas situações uma possível recomendação é observar o seu caso. Se um alimento piora as espinhas, evite aquele alimento. Se não observa qualquer alteração das espinhas, não há porque evitar qualquer alimento.

Tratamento de Acne e Espinhas

Vamos nos concentrar agora em falar um pouco sobre o tratamento da acne, deixando claro que vamos apenas dar idéias gerais de como são os tratamentos, pois cada pessoa deverá consultar o seu médico, pois só o Dermatologista poderá decidir qual será o melhor tratamento para usas espinhas e, principalmente os efeitos que elas causam como manchas na pele, cicatrizes de acne, etc.
Alimentação:
Como foi dito, a acne (espinhas e cravos) não tem relação com a alimentação, sendo assim, a princípio não há necessidade de qualquer restrição. Entretanto é comum que algumas pessoas notem o aumento com determinados alimentos. A orientação é que, se essa mudança for muito clara, ou seja surgirem muitas lesões de acne quando utiliza determinada comida, você deve evite aquele alimento particularmente.

Tratamentos da Acne:

Os tratamentos visam combater aquelas alterações que influenciam no aparecimento das acnes, ou espinhas, os remédios para tratamento das epinhas atuam nas seguintes alterações:
  • Alteração da Ceratinização: usualmente são utilizados medicamentos que promovam uma diminuição da camada córnea, que é a “camada de células mortas” da pele. Quando essas camadas estão muito espessadas, aumentadas, é muito mais fácil a obstrução dos poros e folículos da pele, ajudando na formação dos cravos e consequentemente da acne. É por isso que, grande parte dos remédios que tratam do espessamento acabam causando, em certo grau, uma descamação da pele.
  • Aumento da Produção Sebácea, aumento da oleosidade da pele, ou oleosidade excessiva da pele: a maioria das pessoas em nosso país, principalmente os jovens, adolescentes, tem uma pele mais oleosa e naquelas pessoas com acne, isso tende a ser exagerado. A oleosidade excessiva faz com que haja uma maior acúmulo de sebo dentro dos folículos, facilitando a obstrução dos mesmos, com isso há a formação dos cravos e comedões, que vão evoluir para espinhas. Alguns medicamentos vão atuar diretamente no tratamento da oleosidade excessiva.
  • Infecção Bacteriana: o principal agente de infecção da pele, na acne é o Propionibacterium acnes, que é uma bactéria e, ao contrário do que muitos pensam, não é um ácaro. Quando há a infecção a inflamação é mais forte, levando a formação de pústulas (acne com pus) ou cistos, que são lesões maiores no rosto, levando mais facilmente à formação de cicatrizes de acne no rosto.
  • Alteração hormonal: esses casos de acne são mais complexos, necessitam da avaliação de um endocrinologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário