sábado, 3 de setembro de 2011

TEMPERATURA BAIXA E AR SECO: SAIBA COMO HIGIENIZAR SUA PELE

Com a temperatura baixa encarar a água gelada é sempre um desafio. Mas, infelizmente o sacrifício precisa ser feito para que o rosto fique sempre limpo e viçoso. Apesar do ressecamento da pele ser comum nesta época do ano, a higienização é fundamental para mantê-la saudável.

Além disso, ao contrário do que se pensava a água muito quente não estimula a oleosidade da pele, na realidade o uso frequente provoca ressecamento, principalmente no inverno. A temperatura ideal da água para lavar o rosto é fria ou morna.  Segundo a dermatologista, Isabella Doche, da clínica Dermaplast e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a higienização da pele deve ser feita respeitando o tipo de pele. Mas, em geral deve ser feita duas vezes ao dia com produtos específicos seguindo os três passos:

1° passo: Antes de dormir é necessário remover toda a maquiagem, usando produtos específicos para o rosto e para a área dos olhos, com movimentos delicados sem agredir a pele;

2°passo: Lavar a pele com sabonete específico. Evite os que possuem esfoliantes com grânulos, além de arranhar, eles agredirem a pele;

3° passo: Limpar e tonificar a pele com loção adstringente. Caso, durante a remoção da maquiagem ou após a lavagem do rosto, a pele estiver muito vermelha ou irritada, é melhor eliminar o uso desse tipo de loção. Uma boa dica, neste caso, é borrifar água termal para acalmar a pele, que também ajuda hidratar a pele que fica ressecada.

O uso do adstringente pode ser opcional para pessoas como a pele muito seca, ou que fazem uso de ácidos, devido à sensação de ressecamento. Neste caso, o uso do produto pode ser feito apenas durante a noite. “As pessoas com pele seca ou que usam ácidos noturnos devem evitar adstringente com nível alcoólico. Nesta época do ano a melhor opção é usar loções calmantes que contenham camomila, alfa bisabolol e azuleno”, esclarece a especialista.

A pele oleosa também merece atenção no inverno, poucas pessoas sabem da necessidade de hidratação. No mercado há inúmeras opções de hidratantes com texturas leves que hidratam sem deixar a pele oleosa e brilhante. Além disso, é comum ouvir queixas de repuxamento, uma boa dica neste caso é substituir o filtro solar em gel por um de sérum ou mousse.

“O uso dos sabonetes na região facial deve ser realizado no máximo duas vezes ao dia, caso contrário, estimula a oleosidades. Ainda mais para pessoas que sofrem com a oleosidade, é importante seguir a recomendação de, duas vezes ao dia higienizar a pele com sabonete e as demais apenas com água”, revela a dermatologista.

É preciso se atentar sempre para os sinais de ressecamento: descamação, lesões esbranquiçadas ou avermelhadas que podem inclusive coçar. Se persistirem procure uma dermatologista. Outra dica para esse inverno é experimentar alternar um creme nutritivo com a sua fórmula contendo ácidos e clareadores, assim a pele não fica descamando e estará sempre nutrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário