segunda-feira, 19 de março de 2012

Os benefícios do Pilates para idosos

Poucos sabem que muitos especialistas descrevem o Pilates como uma atividade perfeita para idosos. Durante o envelhecimento o organismo perde massa muscular, diminuindo assim o metabolismo e reduz a densidade óssea, tornando assim a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, articulações e no coração.

O Pilates trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade. Trabalha corrigindo a postura, ativando a circulação e tensionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, melhorando a respiração e estimulando o corpo para obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrite, artrose e dores generalizadas. Além de trabalhar os músculos da coluna e do abdômen formando o centro de força, ativando assim os músculos que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo.

Confira mais especificamente outros benefícios para os idosos praticantes do Pilates:

Alívio da dor;

Alívio do estresse;

Prevenção de lesões;

Melhora dos reflexos;

Melhora a mobilidade;

Maior percepção dos movimentos;

Melhora da velocidade de andar;

Melhora a flexibilidade;

Melhora do equilíbrio;

Melhora da auto-estima;

Diminuição da depressão;

Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;

Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares;

Fortalece os músculos das pernas e costas;

Melhora as reações posturais;

Mantém o peso corporal.

Vale ressaltar que o criador do método, Joseph Pilates, continuou praticando o método que havia inventado após os 80 anos. Pessoas próximas a Joseph relataram que, mesmo com essa idade,  ele era tão ágil quanto um adolescente.

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.” (Joseph Pilates)
Fonte: Clube do Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário