sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Salto Alto: Elegância x Saúde

Quem não acha bonito ver mulher andando de salto alto? Mas o Simbolo de sensualidade, beleza e elegância, como o salto alto, nem sempre pode ser saudavel. Hoje em dia estudos comprovam que o uso excessivo do salto alto, além de transmitir melhor aparência, pode trazer problemas no corpo da mulher e quando já apresenta alguma patologia pode agravá-la ainda mais. Quem nunca ouviu uma pessoa dizer que sente dor na coluna, no joelho, no quadril, na panturrilha, no tornozelo e nos pés. Isso pode ocorrer devido ao uso excessivo do salto alto no dia-a-dia.



Efeitos do salto:

Na Coluna
Quando a mulher põe o salto alto, ocorre alteração do centro de gravidade para frente e para compensar isso, a mulher "empina o glúteo, aumentando a lordose da coluna aumentando a tensão sobre a músculatura da coluna. Isso poder acarretar em dores constantes na coluna.

No Joelho
Estudos mostram que se a mulher usar salto alto com altura maior que 3 cm aumentará a pressaõ sobre os joelhos. No entanto, uma coisa que posso falar é que se a mulher possui um desequilíbrio muscular em membros inferiores e possuir uma alturação postural na articulação do joelho, por exemplo: o " joelho em x" (citado na publicação sobre condromalácia articular) isso poderá acarretar no agravamento desse quadro.

Na Panturrilha e Tornozelo
Ao utilizar o Salto por muito tempo ocorre um encurtamento do "tendão Calcâneo" e aumenta a tensão sobre os músculos da panturrilha, e utilizando-o dia pós dia isso poderá acarretar em um encurtamento ainda maior e a mulher sentirá dificuldade em colocar todo o pé apoiado no chão. E se a mulher andar num ambiente com maior instabilidade corre risco de sofrer uma entorse de tornozelo.

Nos Pés
O Salto transfere até 90% das forças na ponta dos pés, isso poderá acarretar, desde uma joanete (calo formado quando geralmente se usa o de bico fino) até o Neuroma de Morton, que hoje é uma patologia muito encontrada dentre as mulheres, um tumor benigno que acomete o nervo plantar causando dor e dormência nos pés.
 
Tipos de Saltos e Consequências:
 
Agulha: Causa desequilibrio dos pés, pois o calcanhar tem menos participação na distribuição da pressão do corpo sobre os pés e em alguns casos os dedos ficam desconfortáveis.

Fino: Embora tenha uma área de contato maior que o agulha, ainda existem muitos casos de entorse com este tipo de salto, por diminuir a participação do calcanhar na distribuição das pressão.

Ana Bela: Distribui bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés, mas pode causar desconforto.

Plataforma: A pressão que é produzida pelo corpo nos pés é bem distribuida.

Quadrado: Deixa o calcanhar bem apoiado dando maior conforto para os pés quando calçados por ele.

Centro: Deixa os dedos bem confortáveis e a pressão do corpo nos pés é bem distribuida.

3 Cm: mais recomendado para uso diário, pois distribui bem o peso do corpo sobre os pés.
 
Dicas: - Opte por utilizar saltos que acomodem bem os pés.
- Use mais saltos onde não tenha maior pressão sobre os pés, ou seja , opte por qualquer modelo citado acima que esteja nessas condições.
- Procure variar a altura entre os sapatos para que os pés, e o corpo não adaptem se na mesma posição (pode ser prejudicial).
- Alongue sempre a músculatura posterior de coxa e dos pés, o que minimiza as dores em panturrilha e pés.
- Sempre que sentir dor procure um ortopedista para orientá-la quanto a Fisioterapia ou outro tratamento que possa ajudá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário